segunda-feira, 27 de março de 2017

Marília Fidell assume como vereadora de Porto Alegre

Depois de 20 anos sem ter representação feminina na Câmara Municipal, o PTB de Porto Alegre conduziu a líder comunitária Marília Fidell a assumir como vereadora nesta segunda-feira, 27. A última vez que o partido elegeu mulheres foi na gestão 1996-2000, com Teresa Franco (Negra Diaba) como a mais votada e Sônia Santos em segundo lugar. A articulação do Diretório Metropolitano, por meio do PTB Mulher, e a sensibilidade da bancada e dos seis primeiros suplentes da sigla proporciona que Marília exerça o mandato até esta quarta-feira, 29.

Ao agradecer ao presidente da Casa, vereador Cassio Trogildo, ao líder da bancada do PTB, vereador Paulo Brum, ao presidente do Diretório Metropolitano, Everton Braz, a presidente do PTB Mulher da Capital, Tanise Pazzim, e ao vereador Luciano Marcantônio, Marília disse que se sente muito feliz por estar assumindo logo após a Semana de Porto Alegre e durante o Mês da Mulher. Segundo Tanise, esta representatividade, embora em curto período de tempo, é muito importante, “pois serve como estímulo para as nossas mulheres participarem cada vez mais da politica, percebendo que é possível alcançar espaços dentro do Legislativo e do Executivo”.

“Esse momento é a realização de um sonho que começou em 1988, na minha comunidade Maria da Conceição, ao perceber a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Assim começou a minha trajetória de vida e trabalho em defesa dos direitos sociais, que agora está sendo coroada”, declarou. Ao ocupar a tribuna como vereadora pela primeira vez, Marília também destacou as razões pelas quais colocou seu nome à disposição para disputar o cargo. “Eu quero ser vereadora para ter o poder, o poder para poder fazer, para poder decidir, encaminhar e ter o poder da caneta para ajudar a quebrar a desigualdade social”, ressaltou.

Como parlamentar, Marília Fidell compõe a Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, participa de reunião com o presidente da Casa nesta segunda, às 18h, de reunião com a Procuradoria da Mulher nesta terça-feira, 28, às 13h30.

Currículo - Fundadora da Instituição da Educação Infantil Eremi; Conselheira do Orçamento Participativo de Porto Alegre; Agente de Direitos Humanos formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Diplomada em Promotora Legal Popular; Conselheira Tutelar por dois mandatos; Primeira Coordenadora do Fórum Municipal do Direito das Mulheres; Coordenadora do Conselho de Orçamento Participativo de Porto Alegre; vice-presidente da Federação das Mulheres Gaúchas; Presidente da Associação de Moradores da Paulina Azurenha (Acomup); Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Partenon (Codespa); Coordenadora do Conselho Executivo do Projeto Pró-Flor de Arroio dos Ratos (Ietec); Vice-Presidente do Direito Humano da União de Associação de Moradores de Porto Alegre (Uampa) – representou o Brasil em Berlim (Alemanha) palestrando sobre Democracia participativa e Gestão de Estado; Conselheira Regional da Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam).



sexta-feira, 10 de março de 2017


PTB de Porto Alegre homenageia lideranças femininas pelo Dia Internacional da Mulher


Escrito por Administrator 
08/03/2017  


O reconhecimento ao trabalho da militância feminina do PTB de Porto Alegre marcou o almoço em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta quarta-feira, 8, na sede do Diretório Metropolitano. Na abertura do evento, a presidente do PTB Mulher, Tanise Pazzim, felicitou a todas as “mulheres de fibra e coragem do partido”, lembrando que mesmo tendo muito romantismo, a passagem da data simboliza a luta das mulheres por direitos. “No aspecto político, as mulheres ainda estão em uma situação aquém do que desejamos, com entre 9 e 11% de representatividade, por isso precisamos continuar trabalhando. Agradeço a cada uma de vocês pela militância e, especialmente, àquelas que colocaram seus nomes à disposição para concorrer nas eleições”, ressaltou.

O presidente do PTB da Capital, Everton Braz, destacou que este é um importante para a reflexão. Frisou ainda que a legenda historicamente atua no combate ao preconceito, sendo o partido que elegeu a primeira mulher negra vereadora de Porto Alegre: Teresa Franco, a Negra Diaba. “Relembrando a nossa forte, guerreira, batalhadora Negra Diaba, quero saudar todas as mulheres guerreiras nessa data que marca um momento triste da história, sem deixar de lembrar que a luta acontece todos os dias.”

Everton fez questão de agradecer, ainda, a participação feminina nas últimas eleições. “Vocês foram fundamentais na construção da nossa candidatura majoritária. Não vencemos a eleição, mas saímos vitoriosos. O PTB tem espaço para que as nossas mulheres sejam cada vez mais protagonistas. Incentivamos e reiteramos que neste seleto grupo temos a honra de ter muitos nomes com potencial para ocupar uma cadeira de vereadora em Porto Alegre,” enalteceu.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizando Sabino, a data assinala um momento de lutas e de dores para a garantia de direitos das mulheres. O vereador mais votado da sigla no último pleito também prestou a sua homenagem às presentes. “Parabéns a todas vocês, que merecem nosso carinho e respeito todos os dias”, disse. Sabino registrou ainda um reconhecimento ao ex-presidente da legenda, Maurício Dziedricki, e ao atual, Everton Braz, pelo atendimento aos pleitos do PTB Mulher, e à sua esposa Tanise, pelo envolvimento e dedicação ao movimento.

A líder comunitária e suplente de vereadora Marília Fidell falou sobre as mudanças que a sociedade deve passar em breve no campo trabalhista e previdenciário. “Teremos, em seguida, um novo pleito para eleger representantes. Precisamos nos apropriar e definir a posição das mulheres diante do novo cenário que está por vir”, defendeu.


Representando a bancada do PTB na Câmara Municipal, o vereador Luciano Marcantônio também parabenizou às mulheres petebistas. “Para mim é uma grande honra estar no Partido Trabalhista Brasileiro, no qual sempre vi essa vida orgânica e numerosa. Nesse contexto, o universo feminino do partido é um exemplo, sempre defendendo o 14, a bandeira trabalhista e os direitos humanos”, declarou.