sábado, 28 de setembro de 2013

Marketig Pessoal e Marketing Político são temas de seminário do PTB Mulher Porto Alegre

Escrito por Isabel Lermen

Com o auditório do Diretório Metropolitano do PTB lotado, o PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM-POA) realizou, na noite desta quarta-feira (25), o seu 3º Seminário de Formação Política, com os temas Marketing Pessoal e Marketing Político. Os palestrantes foram a jornalista, publicitária e especialista em marketing estratégico Maria Aparecida (Cida) Lopes, e o cientista político Djedah Lisboa.

O Programa de Formação Política do PTB Mulher tem como objetivo o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para o exercício de atividades profissionais, políticas e sociais, de acordo com a presidente do PTBM-POA, Tanise Amália Pazzim. “Estes temas são extremamente importantes, especialmente para os que serão candidatos na eleição de 2014”, acrescentou. Ela também informou que o Planejamento Estratégico do movimento está em fase final de elaboração. “Também surgiu a ideia de trazermos treinamentos e capacitação para as nossas mulheres, como por exemplo, coaching, que é uma técnica que pretende desenvolver e reforçar habilidades das pessoas”, acrescentou.

O presidente do PTB da Capital, deputado federal e secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, agradeceu aos palestrantes, “por dividirem seu conhecimento com a família PTB”, e enfatizou que o PTB Mulher é um exemplo de organização. “O potencial desse movimento em reunir pessoas, aglutinar temas importantes para o nosso debate e trazer proposições para o nosso partido e para a sociedade é fundamental e inquestionável, neste momento importante de construção de uma nova política”, ressaltou.

A primeira palestra da noite foi sobre Marketing Pessoal. Cida Lopes apresentou conceitos do autor Philip Kotler, considerado o “mago do marketing”, debatendo e provocando reflexões a partir de perguntas aos participantes. “Marketing é o processo sistemático de trocas que tem como objetivo específico a satisfação do cliente pela percepção de valor, possibilitando a sustentação de uma marca”, expôs Cida em dos slides exibidos no telão. Ao ser questionada sobre qual seria a principal dica a ser dada a um candidato que irá concorrer nas próximas eleições, Cida incentivou: “A partir dos conceitos de marketing pessoal, eu diria que é necessário ter posicionamento e adotar um estilo, mas principalmente, ter certeza de que é aquilo que quer e perseguir o seu objetivo”.

O petebista Djedah relatou para a plateia a história da ex-vereadora de Porto Alegre Sônia Santos, como um case de sucesso na área de marketing político. “Sônia era uma mulher como todas as outras, se tornou uma grande figura da política, sendo candidata à vice-prefeita e também à vice-governadora do estado. Quero trazer esse exemplo e dizer que entre nós também temos mulheres muito capacitadas para ocupar cargos importantes na política”, enfatizou.

Além das palestras, também foi filiada ao PTB a estudante de Direito Tássia Minhote, que teve sua ficha abonada pelos presidentes Maurício e Tanise. Prestigiaram o seminário as seguintes autoridades: os vereadores Alceu Brasinha, Cássio Trogildo e Elizandro Sabino, a presidente do PTB Mulher estadual, Márcia Tedesco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário