segunda-feira, 4 de novembro de 2013

V Seminário: Saúde da Mulher e Saúde do Homem

Saúde da Mulher e Saúde do Homem são temas de seminário do PTB Mulher de Porto Alegre


Por Isabel Lerman

O PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM-POA) realizou, na última quinta-feira (31), o seminário “Saúde da Mulher e Saúde Homem”, no auditório do Diretório Metropolitano (Rua General Caldwell, 943). O evento, alusivo ao movimento internacional Outubro Rosa, teve como palestrantes o vereador, secretário municipal da Indústria e Comércio e médico, Dr. Humberto Goulart, e o médico Dr. Marcos Dias Ferreira. Também foram filiadas ao PTB duas novas companheiras: Vanderléa dos Santos e Miriam Figueiró.

De acordo com a presidente do PTBM-POA, Tanise Pazzim, o Outubro Rosa tem por objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama. “O Diretório Metropolitano do PTB aderiu a essa campanha pelo terceiro ano, iluminando a sua sede. Acreditamos que a conscientização é fundamental para diminuir a incidência da doença”, declarou. Ela também informou que próximo e último seminário do ano será no dia 13 de novembro, com o tema “Mulher Negra e Mercado de Trabalho”, alusivo à Semana da Consciência Negra, que tem como objetivo a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
No início de sua apresentação, Dr. Goulart fez questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo PTBM-POA. “Parabéns a presidente Tanise pelo ímpeto no novo trabalho, dando uma sacudida no PTB Mulher. Estou filado há anos do PTB, e essa é a primeira vez que alguém do partido me convida para palestrar”, reconheceu.
Dr. Goulart explicou que se o câncer de mama e de colo do útero forem descobertos no início, é possível salvar a vida da mulher. “Por isso, o exame de toque é essencial. No entanto, quando muito pequeno o tumor, dependendo da estrutura física da mulher, não é perceptível ao toque. O padrão ouro dos exames é a mamografia, porém, em mulheres muito jovens pode não ser percebido, em virtude da estrutura da mama”, declarou.

Segundo ele, o ideal é que a mulher procure seu médico, pelo menos, uma vez por ano e que faça autoexame mensalmente, sempre quatro dias após o término da menstruação. “O câncer do colo do útero é uma DST, causada pelo vírus HPV, detectado por meio do Papanicolau. Esse exame deve ser realizado regularmente, pois, antes do surgimento do câncer haverá três estágios que iniciam 36 meses antes, com pré-lesões”, recomendou.

Após a abordagem sobre a Saúde da Mulher, o Dr. Marcos iniciou sua palestra falando sobre o câncer de próstata, que segundo ele, quando descoberto no início, tem 90 a 95% de chances de cura. “Essa doença pode ser detectada com exame sanguíneo, o PSA. Porto Alegre é capital com maior incidência do câncer de próstata e isso acontece, principalmente em virtude de questões comportamentais”. O médico enfatizou que dependendo do estágio, o exame PSA não demonstra alteração, e por isso, o exame mais preciso ainda é o de toque.

Com uma caixinha contendo diversos tipos de próstata, desde a normal até a mais cancerígena, Dr. Marcos convidou um voluntário da platéia para participar do exame. O petebista Carlos Eugênio Colvara participou da simulação de exame, tocando as diferentes próstatas levadas pelo médico.

No final da sua explanação, o Dr. Marcos também pediu apoio do PTB à campanha Novembro Azul. “Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, afirmou.

O vereador Alceu Brasinha, o presidente da Juventude do PTB de Porto Alegre, Pedro Igor Chaves, a Presidente do PTB Mulher RS, Márcia Tedesco e a vice-prefeita de Dom Pedrito, Adriana Lara, também prestigiaram o seminário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário