sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PTB Mulher realiza VI Seminário: A Mulher Negra e o Mercado de Trabalho

Escrito por Isabel Lermen

Na Semana da Consciência Negra, o PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM-POA) realizou, na noite desta quarta-feira (13), o seminário “A Mulher Negra e o Mercado de Trabalho”, no auditório do Diretório Metropolitano. Este foi o último dos seis encontros do Programa de Formação Política do movimento.

O debate sobre o tema é estratégico para o PTB Mulher, que possui uma comissão para tratar do combate ao racismo e todas as formas de violência e discriminação. “A comissão está focada, nesse primeiro momento, no racismo, mas vamos atuar e fazer frente para combater todas as formas de discriminação e violência contra a mulher”, afirmou a presidente do PTBM-POA, Tanise Pazzim.

O líder da bancada do PTB na Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo, destacou a importância do debate sobre o tema no partido e na sociedade. “A história do Brasil nos mostra que os negros foram tratados como um produto durante anos. Hoje temos esse legado de tentar reparar esse erro e continuar operando mudanças, principalmente na questão cultural. Que bom que o PTB está debatendo esse tema”, ressaltou.

Cassio parabenizou o PTB Mulher pelas ações que vem desenvolvendo. “Em nome da bancada, mais uma vez, quero registrar o nosso reconhecimento ao trabalho do PTB Mulher, que tem sido a mola propulsora do debate interno do partido.” Da mesma forma, o presidente da Juventude do PTB de Porto Alegre, Pedro Igor Chaves, agradeceu o convite para compor a mesa de abertura do evento e parabenizou as mulheres petebistas. “O PTB Mulher vêm mostrando que a renovação nos movimentos partidários fez com que conseguíssemos alavancar a nossa atuação nos movimentos sociais e protagonizar debates e ações importantes para a sociedade.”

A petebista Neuza Zoch, a Xuxa, foi a primeira palestrante, trazendo uma retrospectiva com datas importantes sobre a história da mulher negra e abordando assuntos como assédio moral e dano moral. “Semana da Consciência Negra não é para rir e fazer festa. É para refletirmos. Nós, negros, não queremos ser coitadinhos. Queremos ocupar o espaço que é nosso e recuperar a nossa autoestima. E nós, aqui, temos que ficar atentos pelo papel que a gente tem na sociedade e em um partido político. E procurar sugerir políticas públicas voltadas à população negra, principalmente nas áreas de educação, trabalho, saúde e assistência social.”

No segundo painel da noite, uma pesquisa anual, feita pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), foi apresentada pela coordenadora da pesquisa de emprego e desemprego da Região Metropolitana e pesquisadora da instituição, Dulce Helena Vergara. Dulce mostrou dados percentuais que indicam que em 2012 o desemprego diminuiu mais para a população negra, o nível ocupacional cresceu somente entre os negros e os rendimentos elevaram-se mais também para eles, em um comparativo com 2011. “Entretanto, um dado ainda preocupante e que chama a atenção é referente à proporção do rendimento salarial médio dos homens/mulheres negros e não negros, da Região Metropolitana de Porto Alegre em 2012: considerando o salário de 100% de homens não-negros, as mulheres não-negras ganham 73,7%, os homens negros ganham 68,9% e mulheres negras 53,3%. Ou seja, as mulheres continuam ganhando menos que os homens, e as mulheres negras ganham menos ainda”, explicou. “Diante desses dados podemos refletir: a situação está melhor para as mulheres negras? Está. Mas é evidente que essas estatísticas precisam melhorar e que as negras ainda estão em desvantagem no mercado de trabalho”, concluiu.

O PTB Mulher também lançou a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, que será divulgada durante este mês, realizando coleta no Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, às 9 horas, no Hemocentro de Porto Alegre (Av. Bento Gonçalves, 3722). Tanise informou, ainda, que o movimento dará continuidade às ações de aperfeiçoamento político entre março e maio do próximo ano, e de janeiro a outubro o foco será apoiar as candidatas à eleição de 2014.

Também prestigiaram o evento a presidente do PTB Mulher estadual, Márcia Tedesco, o vereador Elizandro Sabino, a vice-presidente do PTB Mulher de Eldorado do Sul, Vivian Garcia, e a representante do movimento negro Juliana Santiago.






Nenhum comentário:

Postar um comentário