segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PTB Mulher de Porto Alegre realiza campanha "Doe Sangue, Doe Vida"

Escrito por Isabel Lermen

O PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM-POA) realizou, na manhã da última segunda-feira (25), a ação solidária “Doe Sangue, Doe Vida”, no Hemocentro de Porto Alegre. O objetivo do movimento de mulheres é que a atividade, alusiva ao Dia Nacional de Doação de Sangue, seja incorporada no seu calendário anual.

Segundo a presidente do PTBM-POA, Tanise Pazzim, doar sangue é um ato de amor ao próximo e de cidadania. “O objetivo da nossa ação foi o de exercitar a solidariedade. É gesto simples, rápido, fácil e seguro. Temos que desmistificar os diversos mitos envolvidos com o ato de doação de sangue e conscientizar a população sobre a importância”, destacou.

O processo de doação de sangue foi realizado em três etapas: uma primeira, onde foi realizado um cadastro; segunda, uma pré-triagem (verificação de sinais vitais e uma pequena coleta de sangue para avaliação) e uma entrevista individual; e a terceira que foi a coleta de sangue mesmo. Estiveram presentes no evento o secretário adjunto da Juventude de Porto Alegre, Arthur da Veiga, e o vereador Alceu Brasinha, além de representantes do PTBM e da Juventude do PTB.

De acordo com informações do Hemocentro, em períodos específicos, como Carnaval e festas de final de ano, os níveis dos bancos de sangue chegam a ficar críticos. Desta forma, a participação da sociedade é crucial para aumentar o número de doadores. Para ser um doador, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, estar munida de um documento com foto, além de ter entre 16 e 65 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado.

Mitos
  • A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
  • Doando sangue você não ganha nem perde peso.
  • Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
  • A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas.
  • Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.
  • Doar sangue vicia;
  • "Posso ficar sem sangue suficiente”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário