terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Morre o cantor, compositor e instrumentista gaúcho Giba Giba

Morreu nesta segunda-feira (3) em Porto Alegre o cantor, compositor e instrumentista Gilberto Amaro da Nascimento, mais conhecido como Giba Giba. A informação foi confirmada pela produtora do artista e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Giba Giba estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da instituição desde o dia 20 de janeiro, quando ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no duodeno. Segundo o hospital, a causa da morte foi uma parada cardíaca em consequência de complicações da cirurgia. O velório será nesta terça-feira (4), no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, das 8h às 15h30. Enterro será realizado no Cemitério São João, às 16h30.
Natural de Pelotas, Giba Giba é um percussionista reconhecido nacionalmente, sendo considerado pela crítica especializada um dos maiores expoentes na utilização do tambor sopapo, instrumento que representa a identidade musical do Rio Grande do Sul. Suas músicas já foram gravadas por artistas como Vitor Ramil e a dupla Kleiton e Kledir.  
Difusor da cultura negra no estado, ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Praiana, na  década de 1960. Criou e participou de festivais de música, foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e laureado cidadão emérito de Porto Alegre pela Câmara de Vereadores.
Ao longo de sua trajetória, o artista recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor CD (1994) pelo disco “Outro Um”, concebeu e participou de grandes espetáculos, como A Ópera dos Tambores e Missa da Terra Sem Males. Ele também é o autor do projeto cultural Cabobu, que resgata da memória cultural Rio Grande do Sul.
Giba Giba

                                       Neuza Zoch (Xuxa, sobrinha do Giba Giba), Tanise Pazzim                                         (Presidente do PTB Mulher / POA), Giba Giba (camisa vermelha) e família da Xuxa
Fonte:http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/musica/noticia/2014/02/morre-em-porto-alegre-o-cantor-compositor-e-instrumentista-giba-giba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário