quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Seja um Voluntário na Copa do Mundo de 2014


Porto Alegre encara a Copa do Mundo como a grande oportunidade de gerar o desenvolvimento e as transformações que a cidade tanto quer e precisa e não apenas como o maior evento esportivo do planeta. A Capital do Rio Grande do Sul prepara-se para um novo período de crescimento e essa etapa passa, necessariamente, por 2014.
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do seu planejamento estratégico, tem como visão “Ser considerada a melhor cidade-sede da Copa 2014 quanto a participação popular e promoção de ações de desenvolvimento econômico, social e ambiental, que geram benefícios duradouros”. Para isso, organizou os eixos temáticos necessários à preparação de nossa cidade para a Copa do Mundo em Câmaras Temáticas para que a sociedade tenha a oportunidade de participar ativamente desse grandioso evento esportivo. Foram definidas 09 câmaras temáticas: 1. Infraestrutura Esportiva; 2. Infraestrutura de Serviços; 3. Marketing, Cultura e Eventos; 4. Meio Ambiente e Sustentabilidade; 5. Mobilidade Urbana; 6. Promoção Comercial; 7. Qualificação, Voluntariado e Protocolo; 8. Transparência; e 9. Turismo e Hotelaria.
Na qualidade de Coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração, estou coordenando a Câmara Temática de Qualificação, Voluntariado e Protocolo em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Todas as reuniões da Câmara temática acontecem com integrantes da Prefeitura, do Governo do Estado e diversas entidades representando a sociedade civil.
A Câmara Temática de Qualificação, Voluntariado e Protocolo, no que se refere especificamente ao tema “voluntariado” trabalha com o conceito de que o voluntário é uma pessoa que, motivada pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. Diante disso, a Câmara temática, tem dois objetivos: 1) atender o voluntariado da FIFA; 2) atender o Programa Brasil Voluntario.
Quanto ao Programa do Voluntariado FIFA, as inscrições já foram encerradas, e os candidatos estão na etapa da seleção, através de dinâmicas de grupo. Após, os selecionados passarão por um treinamento em EAD (educação a distância) e presencial.
O Programa Brasil Voluntario, é uma ação do Governo Federal, através do Ministério do Esporte e também será integrada com o programa de voluntariado da FIFA. Em Porto Alegre, está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude (SMJ). As inscrições já estão abertas e vão até 06 de março de 2014. Após a seleção, os candidatos também participarão da etapa de treinamentos na modalidade virtual e presencial.
A atuação dos voluntários funcionará como uma ampla rede de mobilização, que irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo e entorno do estádio. Nestes locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. Em Porto Alegre já foram mapeados 15 pontos onde os voluntários irão atuar, sendo estes: Aeroporto Salgado Filho, Rodoviária, em torno do Beira Rio, Mercado Público, Usina do Gasômetro, Fan Fest, Praça da Alfândega, Parque da Redenção, Praça Marechal Deodoro, Praia de Bela shopping, Parque Harmonia, Barra shopping, Parcão, Cidade Baixa e estacionamento da PUC (que será o estacionamento anexo para o Beira Rio).
O Programa Brasil Voluntário oferece aos voluntários uniforme e alimentação correspondente ao período de atuação, e o transporte será fornecido pela Prefeitura de Porto Alegre. Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos de idade (e não há limite máximo de idade para participar); ter disponibilidade para atuar por no mínimo 07 dias, seguidos ou intercalados (em turno de 4 horas diárias); e ter comprometimento com o voluntariado.
 Além de vivenciar o evento, os voluntários terão uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas, inclusive de outros países o que certamente será uma grande experiência e acrescentará no currículo dos voluntários.


Tanise Amália Pazzim
Coordenadora da Escola de Gestão Pública
Coordenadora da Câmara Temática de Qualificação, Voluntariado e Protocolo
Presidente do PTB Mulher de Porto Alegre


Informações sobre o Programa Brasil Voluntário
Secretaria Municipal da Juventude
Coordenador do Programa Brasil Voluntário em Porto Alegre: Márcio de Souza. Telefone: 3289-2327 ou 9274-2526

Ou acesse em: http://www.brasilvoluntario.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário