quarta-feira, 17 de março de 2010

MJT e PTBMulher da Capital se unem pela formação de jovens militantes


Dentro da programação do Mês da Mulher, as integrantes do PTB Mulher e do Movimento da Juventude Trabalhista de Porto Alegre (MJT/POA) se reuniram no último sábado (13), no Boteco Dona Neusa, localizado no bairro Cidade Baixa da Capital, para lançar uma iniciativa inédita entre partidos políticos. Com o lema: “Sou jovem, sou mulher, sou PTB”, elas vão organizar uma nova comissão de jovens mulheres que vai se encarregar de unificar o discurso dos movimentos no que se refere a políticas públicas para mulheres, crianças e adolescentes. Além disso, o maior objetivo será trabalhar na qualificação, formação política e de cultura de gênero entre as jovens para garantir uma constante renovação e, consequentemente, maior ocupação de espaços políticos por mulheres.

A iniciativa é da secretária-geral do MJT/POA, Adriana Corrêa e da secretária-geral do PTB Mulher/POA, Paula Vaz Pinto, que afirmam ter tido a ideia pelo descontentamento com a disparidade dos números quando se compara a ocupação de espaços por mulheres e por homens. Segundo elas, no meio político ainda existe uma carência enorme de mulheres qualificadas para ocupar postos dentro do próprio partido, compor nominatas para cargos eletivos ou para contribuir na ocupação de espaços dentro dos governos. A meta do projeto é transformar esse quadro.

Representando a Executiva do PTBMulher/POA no evento, a ex-presidente do segmento Tânia Coelho, que também é membro do Diretório Nacional do PTBMulher, não só apoia a movimentação como fará parte do projeto. “Vesti a camiseta, literalmente. Primeiro, porque juventude não está na idade, mas sim, na nossa motivação. Segundo, porque é uma bela iniciativa. Era o que a nossa militância estava precisando para podermos sonhar com um futuro melhor, no qual as mulheres ocupem com igualdade, de fato, os espaços de poder de decisão e de gestão de políticas públicas para nossas meninas, meninos e, principalmente para as mulheres”, afirmou Tânia.

Inicialmente, a comissão de organização do projeto também será formada por Carla Zambiasi, Carina Alonso, Gabriela Rosa e Wine Dandara. Nos próximos dias, o grupo vai formatar a programação projeto - que deve contar com a realização de oficinas, debates e seminários de formação política -, para apresentar as executivas do MJT/POA e do PTBMluher/POA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário