quinta-feira, 29 de abril de 2010

Painel do Seminário Mais Mulheres no Poder aborda temas sociais



Crack, Bolsa-Família e Lei da Adoção foram os temas sociais abordados no segundo painel do Seminário de Formação Política – Mais Mulheres no Poder, realizado neste sábado (24), na sede do Diretório Metropolitano, pelo PTB Mulher da Capital. Pré-candidatas, assessores, colaboradores, agentes políticos e militantes petebistas acompanharam a tarde de palestras, que tratou ainda do Calendário Eleitoral e foi comandada pela presidente do movimento feminino do partido, Iára Lopes, que na abertura do evento, falou sobre o que representa a realização do projeto. “É muito gratificante poder contar com um grupo tão qualificado para viabilizar este seminário, um evento que significa o grau de amadurecimento do PTB Mulher de Porto Alegre, voltado para a vida política e social da cidade”, afirmou.

O vereador DJ Cassiá foi responsável por fazer a introdução do primeiro tema do encontro, o Crack. “A solução é investir na área da saúde e da educação, para recuperar e prevenir. Escola de turno integral é fundamental. Por que se a criança não estiver bem alimentada e bem tratada, não aprende. Se não tiver amor e atenção, é adotada pelo mundo do crime, do tráfico”, destacou o vereador, que falou também do seu projeto Domingo Alegre, que visa resgatar jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Logo o assunto foi ampliado para as drogas em geral, com a apresentação do comissário de Polícia do Denarc, Jeanito Kleber. “O álcool é a porta de entrada. Os adultos estimulam as crianças. Somos o espelho delas, tudo que fizemos, elas vão fazer. Só não vão entrar ou sair deste mundo das drogas com muito amor. Depois do primeiro contato, é doença pro resto da vida. E só não vão entrar se colocar no colo, se cuidar e dar atenção, se não, alguém na rua vai dar atenção”, iniciou o comissário. Ele falou ainda sobre as alterações no sistema nervoso que os entorpecentes provocam e reforçou o papel fundamental da família em educar e dar amor às suas crianças.

O delegado Fernando relacionou a questão das drogas com o compromisso dos gestores que estão a frente do poder público. “A legislação avançou muito quando colocou para a sociedade, que o vício é uma doença. Hoje, encaminha-se o drogado para recuperação, só que não existe estrutura necessária para cumprir esta demanda. As leis avançaram, mas o estado não se preparou. Aí é que entra a nossa parte. Cabe aos gestores criarem esta estrutura. Como interventores sociais, temos que pensar nesta questão, e sociedade, nos representantes que escolhe”, definiu.

Seguindo com o viés social, o segundo momento da tarde foi sobre o Bolsa Família. Mery Machado falou sobre o regramento e objetivos do projeto. “Tem que ter compromisso com a educação e com a saúde, por meio da presença na escola e da vacinação em dia,por exemplo. Toda a família tem que participar do acompanhamento, que inclui a realização de treinamentos para aumentar a renda. A ideia é dar oportunidade para que as crianças não repitam o destino de seus pais”, afirmou Mery.

A pauta social, teve uma pausa e deu espaço ao Calendário Eleitoral. A advogada Christiane Carpes falou do prazo mais importante e mais próximo de se esgotar. “Em cinco de maio encerra-se o tempo para alterar, regularizar e confeccionar o Título Eleitoral”, avisou.

O advogado Elizandro Sabino iniciou sua apresentação falando sobre as novidades da Lei da Adoção. “A partir de uma série de mudanças, uma das inovações é que, agora, mães que desejarem entregar o seu filho para adoção, podem manifestar isso legalmente”, ressaltou, prometendo dar sequencia para o tem, no próximo encontro.

A série de encontros, iniciada em 10 de abril, continua em 15 e 29 de maio, 12 e 19 de junho. Além da continuidade do painel sobre Calendário Eleitoral e Lei de Adoção, durante os demais encontros, serão apresentados os seguintes temas: partidos políticos e o PTB, propaganda eleitoral, prestação de contas, marketing pessoal e político, Lei Maria da Penha, conselhos de direitos, feminismo, mercado de trabalho e mulher e mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário