sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Fortunati prestigia seminário do PTB de Porto Alegre

Escrito por Isabel Lermen  

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, participou da abertura do seminário Mulher, Trabalho, Maternidade e Política: uma visão contemporânea, realizado na noite desta quarta-feira (14), no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255). Fortunati destacou a importância de promover debates sobre tema e parabenizou o presidente do Diretório Metropolitano do PTB (PTB-POA), deputado federal Maurício Dziedricki, e a presidente do PTB Mulher da Capital (PTBM-POA), Tanise Amália Pazzim, pela iniciativa.

O prefeito acredita que, apesar de existirem, hoje, políticas públicas voltadas à mulher, ainda há muito para avançar neste campo. “Infelizmente a condição da mulher no mercado de trabalho ainda é de ter salários inferiores. Também temos dados preocupantes quanto à violência contra a mulher, preconceito com a mulher negra e pobre, e outras questões ligadas ao gênero, que merecem a nossa repulsa e contra as quais precisamos continuar fazendo um forte enfrentamento”, afirmou.

De acordo com Fortunati, a partir de partidos políticos com forte inserção nas comunidades, como o PTB, é possível promover discussões e buscar soluções. “O PTB atua fortemente junto aos movimentos social e comunitário e está, mais uma vez, de parabéns, por voltar seus esforços para questões tão importantes como essa.”

Na abertura, Tanise explicou que o Programa de Formação Política do PTB Mulher está alicerçado em sete pilares:  gênero, feminismo e empoderamento;  legislação; saúde da mulher; cidade de Porto Alegre; técnico; Gestão de Pessoas e Gestão Pública; eleição. “Como resultado desta ação, pretendemos incentivar a participação das mulheres no PTB Mulher, qualificar tecnicamente o quadro feminino do PTB, atrair novas participantes para o movimento e, consequentemente, para o PTB, e preparar as pré-candidatas para todas as fases e aspectos do processo eleitoral."

Maurício agradeceu a presença do prefeito e deu as boas vindas à primeira-dama e secretária especial dos Direitos dos Animais (SEDA) da Capital, Regina Becker, palestrante do seminário. Ao cumprimentá-la, também agradeceu por ter aceitado o convite do PTBM-POA, e saudou a presença do público, que lotou o auditório.

“A partir de encontros como esse, vamos solidificando a nova política que estamos imprimindo no PTB. Temos uma grande missão de trazer um tempo mais igualitário para a mulher e para toda a sociedade. Tenho certeza que esse é o palco para que a mulher também possa contribuir para a construção de uma nova política. Daqui sairão novas lideranças femininas,”, destacou o presidente do PTB-POA.

O presidente estadual do PTB, deputado federal Luiz Carlos Busato, e a presidente do PTB Mulher do RS, Márcia Tedesco, também prestigiaram o evento. Segundo Busato, a legenda vive um novo momento no estado, com a elaboração de um planejamento estratégico e formação de novas lideranças. “Queremos levar para todo o Rio Grande do Sul o nome do PTB. Quero sugerir ao PTB Mulher estadual que copie o formato desse evento e que levemos esse tipo de debate também para o interior. Precisamos prestigiar as nossas companheiras de outras cidades. Estamos trabalhando para colocar a mulher em lugar de destaque, no partido e na sociedade.”

Mulher, Trabalho, Maternidade e Política

Regina iniciou sua apresentação com o texto O Analfabeto político, de Bertold Brecht. A primeira dama também abordou fatos históricos importantes na trajetória das mulheres, como a implantação do voto feminino, em 24 de fevereiro de 1932, pelo então presidente trabalhista Getúlio Vargas.

“Todas estamos no mesmo espaço de luta. Precisamos entender que o nosso papel na sociedade é muito relevante e precisamos lutar por nossas causas. Nosso trabalho tem que ser levado em conjunto, deixando as vaidades de lado, em prol de uma causa maior, que é o bem comum de todas as mulheres”, enfatizou a palestrante.

Por fim, Regina exibiu um vídeo sobre o trabalho desenvolvido na SEDA. “A Secretaria já é referência no Brasil inteiro. Muitas cidades querem implantar órgãos para dar atenção a questão animal. Apesar de termos enfrentado uma luta árdua, hoje apresentamos excelentes resultados”, declarou. Em sua despedida, fez questão de elogiar a atuação do PTB. “O partido de vocês nos orgulha muito. Estar com vocês no governo nos orgulha”, elogiou.

Segundo a presidente do PTM-POA, o movimento organiza as suas ações com o objetivo de incentivar, promover e facilitar a inserção e a participação da mulher na política brasileira. “O PTB de Porto Alegre tem essa marca, de investir em capacitação, como já fizemos em 2007, com o primeiro curso de pós-graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e em 2012, já com a segunda turma deste pós, com o PTB Mulher não poderia ser diferente. O nosso objetivo é oferecer um programa de capacitação continuado para as mulheres petebistas, para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para o exercício de atividades profissionais, políticas e sociais.”

Também prestigiaram o seminário o secretário municipal de Administração, Elói Guimarães, os vereadores Alceu Brasinha, Elizandro Sabino e Paulo Brum, os secretários adjuntos da Mulher, Walesca Vasconcellos, da Saúde, Jorge Berte, da Acessibilidade e Inclusão Social, William Tempel, do Meio Ambiente, Sônia Vaz Pinto, da Educação, Maria da Graça Gomes Paiva, a presidente do PMDB Mulher de Porto Alegre, Eunice de Siqueira Flores, a esposa do vice-prefeito Sebastião Melo, Valéria Leopoldino, o secretário-geral do PTB de Porto Alegre, Cláudio Manfrói, o presidente do Movimento da Juventude Trabalhista (MJT) da Capital, Pedro Igor Chaves, a secretária de jovens mulheres do PTB Mulher nacional, Adriana Corrêa, a secretária do MJT-RS, Tamires Furtado, o ex-vereador DJ Cassiá, a vereadora de Faxinal do Soturno Priscila Bozzetto, a vice-presidente do PTB Mulher de Eldorado do Sul, Vivian Garcia e uma comitiva de 12 mulheres do PTB Mulher de Canoas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário