quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vereadores participam do Seminário do PTB mulher de Porto Alegre

Escrito por Adriana Corrêa

Na terça-feira, 8/10, aconteceu o quarto painel do Seminário de Formação Política do PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM - POA), “Os Desafios do Vereador”, com a participação dos vereadores da bancada trabalhista da Capital, Elizandro Sabino, Alceu Brasinha, Paulo Brum e Cassio Trogildo. O evento, realizado na sede do Diretório Metropolitano do partido, contou com a presença do presidente da sigla no município, o secretário de Estado da Economia solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Dep. Fed. Maurício Dziedricki.
 Ao fazer a abertura do encontro, a presidente do PTBM-POA, Tanise Pazzim, agradeceu o apoio que vem recebendo, fez um resumo dos encontros anteriores, falou sobre o objetivo do projeto e sobre as demais ações do movimento. “É muito gratificante poder contar com a adesão dos nossos vereadores e do nosso presidente nesta e em tantas outras ações que estamos realizando e planejando. Uma das mais importantes mobilizações neste mês, além deste seminário é a campanha de apoio e prevenção contra o câncer de mama, “Outubro Rosa”, à qual todas e todos têm se engajado e colaborado muito”, destacou Tanise.
 O presidente Maurício, avaliou de forma positiva a proposta do seminário e o tema apresentado no painel. “Vocês estão proporcionando aos nossos vereadores, dividirem com a nossa militância, com futuros e futuras parlamentares, o que é mais precioso na sua trajetória: a conquista do mandato e o conhecimento adquirido na sua luta diária lá no Legislativo, que é onde a cidade acontece”, afirmou.
 Elizandro Sabino apresentou como tema “As competências do vereador”, falando sobre a origem da função e as atribuições de acordo com a Constituição Federal e o regimento interno da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). “O vereador é a caixa de ressonância do município, representando a voz do povo e do seu partido político, ao exercer seu papel de legislar, fiscalizar, assessorar o Executivo e julgar as contas públicas e eventuais infrações político-administrativas”, explicou.
 “A relação com as secretarias do município”, foi o assunto de Brasinha. “Enfrentamos muitos processos burocráticos, às vezes é difícil vencer os entraves. Ao longo do tempo, aprendi a buscar um contato direto com as secretarias, não só para demandar, mas também conhecer seus projetos e ações para ajudar efetivamente as comunidades que nos procuram diariamente”, descreveu.
 Sobre “Projetos de Lei”, Paulo Brum falou da sua metodologia de trabalho na formulação dos projetos. “Nossas propostas, predominantemente, vêm das necessidades que as comunidades nos apresentam. Não inventamos nada e não podemos onerar o município. Dependemos ainda da análise e aprovação da maioria dos vereadores, da apreciação do restante da população e ainda da sanção e implementação pelo Executivo”, informou.
 Cassio Trogildo concluiu as apresentações com o tema “O papel do líder da bancada e sua relação com o governo”. “Fundamentalmente, a função de liderança é de representação do partido e dos demais vereadores junto à mesa diretora da Casa. Além disso, como integramos a base do governo, também procuramos sempre manter uma boa relação com os interlocutores do Executivo e o próprio prefeito, visando a unidade e o bom andamento da gestão municipal”, enfatizou.
 Também fez parte do ato, uma foto oficial para marcar o apoio do PTBM-POA e do partido ao movimento “Outubro Rosa”, além de destacar a iluminação especial e a faixa de apoio em tons de rosa. O quinto painel do Seminário de Formação Política do PTB Mulher de Porto Alegre, com o tema Saúde da Mulher e Saúde do Homem, ocorre no dia 31 de outubro, a partir das 18h30min.




Nenhum comentário:

Postar um comentário