sábado, 15 de março de 2014


Exposição fotográfica Mulher de Fibra e coragem homenageia mulheres petebistas



Escrito por Isabel Lermen

O Diretório Metropolitano do PTB de Porto Alegre realizou, na noite de terça-feira (11), a cerimônia de abertura da exposição fotográfica Mulher de fibra e coragem. A iniciativa do PTB Mulher da capital (PTBM-POA) é uma homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Os retratos de 24 mulheres que fazem parte da história do partido compõem a mostra, que ficará exposta para visitação na sede do Metropolitano até o dia 14 de março, e depois ficará disponível para acompanhar outros eventos da legenda.  A escolha das homenageadas atendeu pelo menos um dos seguintes critérios: membro do Diretório do PTBM-POA, participação ativa e efetiva nos eventos ou ações do movimento, mulheres que já foram candidatas à vereadora ou deputada estadual ou federal e mulheres com história de militância no PTB.

De acordo com a presidente do PTBM-POA, Tanise Amália Pazzim, a exposição tem como objetivo a valorização da mulher nos seus espaços de trabalho, mostrando a sua versatilidade, tendo em vista que hoje em dia, cada vez mais mulheres estão trabalhando como autônomas, na área empresarial, na política e em diversos setores do mercado de trabalho. “Essa homenagem revela a força da nossa mulher. Nós mulheres somos assim, firmes, fortes, de fibra e coragem. Estou muito feliz por poder prestar esse reconhecimento”, afirmou.

Novo momento

O PTB da capital busca fazer política de forma inovadora e a homenagem é uma das ações realizadas nesse novo momento, conforme o presidente, deputado Maurício Dziedricki. “Esse é um evento diferenciado, que tem traduzido no semblante dessas mulheres, dessas meninas, dessas gurias que fazem o cotidiano das nossas causas, dos nossos sonhos, dos nossos ideais, a transformação em uma nova forma de comportar-se”, observou.

O presidente agradeceu ao PTB Mulher pelo trabalho desenvolvido e afirmou que a legenda já está atuando na construção da nominata de vereadoras para as próximas eleições. “Existem momentos onde essas meninas se tornam mulheres, mulheres se transformam em guerreiras, guerreiras viram vitoriosas. Nós temos que, não somente respeitá-las, mas apoiá-las e garantir que o verdadeiro espaço da mulher, a verdadeira conquista promovida por elas é tão boa ou melhor do que hoje a política tradicional vem apresentando.”

O novo momento vivido pela legenda em Porto Alegre também foi destacado pelo presidente estadual do PTB, deputado Luiz Carlos Busato, que parabenizou Tanise e Maurício pelas ações partidárias e pela “harmonia e amizade”, características presentes entre os correligionários porto-alegrenses, de acordo com Busato. “Tenho certeza que esse clima vai extrapolar pro estado inteiro. Quero de coração agradecer a vocês por esse grande prestígio e dizer que esse livro tem 24 mulheres e poderia tem mil mulheres. Todas vocês mereceriam estar nesse livro. Tenho certeza que essas 24 mulheres estão representando todas vocês, que indistintamente tem fibra e garra. Vocês fazem do PTB o partido que todos os outros partidos gostariam de ser. Parabéns Maurício, parabéns vereadores, parabéns a todos por esse grande partido que estamos fazendo aqui em Porto Alegre”, salientou.

O líder da bancada da sigla na Câmara de Vereadores, Cassio Trogildo, também saudou as mulheres petebistas e afirmou ser um apaixonado pela construção partidária, na qual os movimentos de ponta do PTB possuem um papel fundamental, segundo ele. “Tenho convicção que aqui em Porto Alegre e no estado, a Juventude, e principalmente as mulheres, tem cumprido com esse papel e conseguido fazer o somatório do conhecimento daquelas que tem mais tempo de estrada com as que fazem parte da nova formação.”

O pronunciamento em nome das homenageadas foi feito pela secretária municipal adjunta do Meio Ambiente, Sônia Vaz Pinto, que relacionou momentos históricos do movimento na cidade, lembrando o seu ingresso no PTBM-POA, em 1993, a convite da então presidente nacional, Marli Iglesias. “Quero agradecer e cumprimentar pela iniciativa carinhosa e pioneira e dizer que o esforço que empreendemos no cotidiano vai muito além da imagem construída. Essas 24 poderiam facilmente se transformar em 50, 100. Bons exemplos não nos faltam e precisaria de muitas horas para falar dessas mulheres com tanta história pra contar. Esse momento é mais do que reconhecimento, é a materialização, é a demonstração do que todas estão fazendo”, frisou.
Autoridades

Também prestigiaram o evento as seguintes autoridades: vereadores Alceu Brasinha, Elizandro Sabino e Paulo Brum; diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação, Everton Braz; secretários adjuntos da Governança, Carlos Siegle de Souza, da Acessibilidade e Inclusão Social, William Campel, e do Planejamento Estratégico e Orçamento, Ilza Berlato; presidente estadual do PTB Mulher, Márcia Tedesco; presidente da Juventude do PTB de Porto Alegre, Pedro Igor Chaves; presidente do Rotary Club, Mara Blumem;  diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore Cláudio Quinerim; diretor jurídico da Secretaria Estadual da Educação, Edson Melo; advogado e especialista em Direito Eleitoral Dr. Antônio Augusto Mayer dos Santos; coordenador geral do Projeto Se Liga Juliano Bueno e representante do Movimento Negro do PMDB Juliana Santiago.

A cartilha da exposição está disponível em: http://issuu.com/ptbmulherpoa/docs/mulher-fibra-coragem



Nenhum comentário:

Postar um comentário