quarta-feira, 2 de abril de 2014


IPEA  divulga pesquisa que revela que se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros


Pesquisa do IPEA, divulgada pelo GLOBO no dia 27 de março, mostra que muitos brasileiros pensam que o estupro é “merecido” quando as mulheres se comportam “mal”, abusam nas roupas curtas, etc. São respostas assustadoras, que denotam um atraso civilizatório.

Diz a reportagem:
“Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”. Ao ler essa afirmação em um questionário do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 58,5% dos 3.810 entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a frase. O dado aparece no estudo Tolerância social à violência contra as mulheres, realizado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social e divulgado nesta quinta-feira.

Realizada entre maio e junho de 2013, a pesquisa aponta ainda que, para 42,7% dos entrevistados, mulher com roupa que mostra o corpo merece ser atacada. Além disso, 63% concordaram, total ou parcialmente, que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. E mais: 89%, somando aqueles que concordaram totalmente e parcialmente, disseram concordar que “a roupa suja deve ser lavada em casa”. O percentual dos que acreditam que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” também foi alto: 82%.


Confira no link abaixo o relatório da pesquisa.

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=21866&catid=342



Nenhum comentário:

Postar um comentário