terça-feira, 17 de junho de 2014

PTB Mulher realiza Seminário Reforma Política e Cidadania



O PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM-POA) realizou, na quarta-feira (11), o VII Seminário do Programa de Formação Política, com o tema Reforma Política e Cidadania, ministrado pela Secretária de Políticas para Mulheres (SPM) do Governo do Estado, Ariane Leitão.

Na abertura do evento, a presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, Tanise Pazzim, ressaltou que o Programa de Formação Política tem como objetivo promover atividades de formação e capacitação, como seminários, palestras, cursos e atividades culturais, oportunizando o debate e reflexão das principais questões e desafios da atualidade, principalmente, ligados ao tema da mulher.

O presidente do Diretório Metropolitano, Maurício Dziedricki, enalteceu o trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres. “Ainda que seja uma secretaria nova, criada no Governo Tarso, já implantou diversas ações para as mulheres, como a patrulha Maria da Penha e o Crédito Lilás. São políticas públicas fundamentais para o público feminino”, afirmou. Já o vereador Elizandro Sabino, representando a bancada do PTB na Câmara Municipal, ressaltou a importância do tema e parabenizou os movimentos partidários pela iniciativa de trazer a sociedade para o debate.

Em sua palestra, Ariane Leitão ressaltou que, embora o RS tenha sido o último Estado da Federação a criar uma Secretaria de Políticas para Mulheres, muito já foi realizado desde a criação da secretaria (2012), a exemplo de políticas afirmativas com intuito de ingressar no mercado de trabalho com dignidade, acesso à educação e livrar o sexo feminino do preconceito e violência.

Sobre a Reforma Política, a secretária declarou que concorda que a questão das cotas de 30% foi um avanço, no entanto, afirma que é preciso avançar ainda mais. Defende o fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais, o que daria mais condições de igualdade entre os candidatos, e ainda concorda com a paridade entre os sexos nas eleições. “Afinal, somos mais da metade da população e exigimos maior participação na vida pública desse país”, completou.


A presidente do PTB Mulher RS, Márcia Tedesco, destacou o trabalho que vem sendo realizado por todo o Estado, com objetivo de promover as candidaturas femininas do PTB de forma consistente, para que todas estejam preparadas para as campanhas eleitoras que se iniciam em julho. A vice-presidente do PTB Mulher de Eldorado do Sul, Vivian Garcia, também prestigiou o evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário