quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Do Parcão à Redenção, a caminhada das vitoriosas

EU ABRAÇO ESTA CAUSA
novarosane
Neste domingo, a cor de Porto Alegre será rosa-choque. A partir das 10h, começa mais uma Caminhada das Vitoriosas, uma promoção do Instituto da Mama para celebrar a vida, alertar para os riscos do câncer e lembrar da importância do diagnóstico precoce. Mulheres que venceram o câncer ou que estão em tratamento caminharão ao lado de apoiadoras desta causa que não tiveram a doença mas sabem que todas estamos sujeitas a um dia dar de cara com este inimigo e temos de estar preparadas para enfrentá-lo.
A campanha deste ano está divertida e tem o mote “Ela não anda, ela desfila”.
Não é preciso ter tido câncer para vestir essa camiseta linda. Ao comprá-la, você estará ajudando o Instituto da Mama a continuar um trabalho que já salvou tantas vidas por difundir a prevenção, oferecer exames de mamografia  e por pressionar pela aprovação de leis que fazem a diferença. Exemplos? A Lei federal 11.664/2008 garante às mulheres, a partir dos 40 anos, realizar o exame de mamografia pelo SUS. A lei 12.732/2012 garante ao paciente com diagnóstico de câncer iniciar o tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias. Por fim, a lei 12.802/2013 torna obrigatória a cirurgia plástica reparadora da mama, pelo SUS, em casos de mutilação decorrentes do tratamento de câncer de mama.
Por favor, preste atenção a estes dados:
- No Brasil, 52 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano;
- No Rio Grande do Sul, 5 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano;
- Mais de 30 mulheres morrem por dia de câncer de mama;
- O Rio Grande do Sul é o segundo Estado no ranking de casos da doença;
- Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência da doença.
- No Brasil, 45% dos casos de câncer de mama só são diagnosticados quando o tumor já está em estágio avançado;
- Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem até 95% de chance de cura;
- Para cada um milímetro de aumento do nódulo maligno, diminui em 1% a chance de cura do paciente.
E então, vai encarar? Eu gostaria de ver muitos homens na caminhada das vitoriosas, vestindo a camiseta rosa, por que não? Pais, maridos, namorados, filhos, irmãos. Você pode comprar a camiseta no Parcão mesmo ou, antecipadamente, na Panvel e na rede de lojas Tok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário