terça-feira, 6 de outubro de 2015


PTB Mulher apóia Caminhada das Vitoriosas

 No último domingo (04) cerca de 6 mil pessoas participaram da 13ª edição da Caminhada das Vitoriosas, promovida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS). As lideranças do PTB estiveram prestigiando o evento, unidas às mulheres que venceram o câncer de mama, seus amigos e familiares, profissionais da saúde e comunidade em geral. A caminhada saiu do Parque Moinhos de Vento (Parcão) e seguiu pelas avenidas Goethe e Mariante, ruas Vasco da Gama, Fernandes Vieira e depois ingressou na avenida de José Bonifácio.
Com o tema “Para Todas as Marias”, a caminhada, que faz parte da programação do Outubro Rosa, tem como objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do autoexame e da realização de mamografia.
De acordo com Tanise Pazzim “o PTB Mulher da Capital participa deste evento há várias edições, e temos que cada vez mais nos conscientizar dos cuidados com a saúde da mulher nas questões relativas a prevenção e tratamento do câncer de mama”.
Estiverem presentes na caminhada a Presidente do PTB Mulher Tanise Pazzim, a Secretária-geral do movimento Fernanda Klin e o Secretário Municipal da Saúde Fernando Ritter, além das companheiras da sigla partidária.


Saiba mais sobre o Câncer de Mama:
- No Brasil, 52 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano;
- No Rio Grande do Sul, 5 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano;
- Mais de 30 mulheres morrem por dia de câncer de mama;
- O Rio Grande do Sul é o segundo Estado no ranking de casos da doença;
- Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência da doença.
- No Brasil, 45% dos casos de câncer de mama só são diagnosticados quando o tumor já está em estágio avançado;
- Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem até 95% de chance de cura;
- Para cada um milímetro de aumento do nódulo maligno, diminui em 1% a chance de cura do paciente.

Saiba mais sobre a Caminhada das Vitoriosas
A Caminhada das Vitoriosas é um evento anual promovido pelo Imama-RS. A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e luta contra o câncer de mama. Tem como missão de conscientizar a sociedade gaúcha sobre os cuidados com a saúde da mama, principalmente em Porto Alegre, capital com maior incidência de casos desse tipo, e cujo diagnóstico tardio é o responsável pela alta taxa de mortalidade da doença. 
Com essa mobilização, o objetivo do Imama-RS é chamar a atenção para uma informação importante: o Estado gaúcho registra cerca de 5 mil novos casos da doença por ano. Mas, conforme o Instituto, se descoberto cedo, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura.

Saiba mais sobre o IMAMA
O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos e reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.
    Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.
    Nesse sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama. E, para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.














Nenhum comentário:

Postar um comentário