sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CANDIDATURAS FEMININAS. UM DESAFIO. UMA CONQUISTA.






Com a finalidade de ampliar a nominata de mulheres candidatas pelo PTB nas eleições de 2010, o PTB Mulher de Porto Alegre está realizando visitas a lideranças femininas da sociedade porto-alegrense nas áreas da saúde, educação, comércio e profissionais liberais. A ação segue um planejamento aprovado em reunião da Executiva do movimento petebista, realizada no último dia 21 de agosto.

Para tanto, PTB Mulher da Capital visitou a empresária e integrante da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Carmem Flores. A empresária recebeu as mulheres petebistas com muito carinho e as cumprimentou por lutar pelas causas feministas e pelos espaços conquistados na política da Cidade. Em outra ocasião as representantes do PTB Mulher Metropolitano visitaram também a médica e proprietária da clínica de radiologia Radimagem, Beatriz Amaral.

Além das personalidades anteriormente citadas, o PTB Mulher visitou a Drª. Maira Caleffi, presidente do Instituto da Mama do RS-IMAMA e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama – FEMAMA. Em uma longa conversa a respeito da participação política da mulher, e dos temas que envolvem especialmente a saúde da mulher e suas especificidades e a partir da congruência de ideais surgiu uma parceria entre o PTB Mulher Metropolitano e o Instituto, com o intuito de fortalecer a luta contra o Câncer de Mama e capacitar e desenvolver o aparecimento de novas lideranças femininas.

Algumas militantes da sigla, igualmente, foram contadas, e manifestaram interesse em fortalecer a nominata do partido. Uma delas é Marilú Medeiros, professora e ex-secretária da Educação de Porto Alegre, a outra Yassanan de Souza Costa, vice-presidente da Associação das Donas de Casa e presidente da ONG Afinco. Também manifestaram interesse em concorrer Neuza Zoch, e a Advogada Maria Edília.



Segundo Iara, o planejamento proposto, previu primeiramente o diálogo com mulheres sem filiação partidária tendo em vista o prazo legal para poder concorrer e num segundo momento com as companheiras de partido. "Fazendo uma retrospectiva nas eleições gerais de 1990 a 2006, o melhor desempenho das candidatas do PTB, foi o ano de 2002, justamente quando o Senador Zambiasi concorreu ao Senado, onde numa nominata de 24 candidatos a deputado federal, quatro mulheres somaram 118.495 num total de 530.11 votos, uma foi eleita. Na disputa para deputado estadual dos 44 candidatos, seis mulheres somaram 61.856 num total de 676.162 votos", enumera a presidente.



Segundo a secretária geral do PTB Mulher de Porto Alegre, Paula Vaz Pinto, é vital para o movimento feminino que a mulher se coloque à frente das decisões políticas, nos espaços formais de poder. “Neste momento, voltamos todos os nossos esforços para ações que favoreçam a visibilidade e a emancipação das mulheres possibilitando uma melhor relação com o poder”, destacou.



De acordo com a presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, Iara Lopes, o trabalho neste momento estará concentrado na ampliação das nominatas de candidatos a deputado estadual e federal, para 2010, dentro das metas propostas pela Executiva Estadual do partido. " Estamos fazendo um esforço para ajudar no cumprimento destas metas, por isso identificamos diversas mulheres com visibilidade na sociedade da Capital, e também companheiras do PTB, para estimular o surgimento de candidaturas", explica.


2 comentários:

  1. Independente de candidaturas, estou extremamente feliz de poder ver concretizada na mídia e no processo de gestão, ações que foram desenvolvidas durante a administração à frente da SMED, com uma equipe maravilhosa, acompanhada e apoiada sempre pela PROCEMPA, que nos facilitou conquistar este PRÊMIO que saiu este fim de semana publicado em ZH: Porto Alegre recebeu o Premio GESTOR PÚBLICO em sua 8 Edição, promoção do SINDAF, Sindicato dos Auditores Públicos do Rio Grande do Sul, sob a consigna CONHEÇA PRINCIPAIS PROJETOS QUE PROPORCIONAM VIDA MELHOR AOS GAÚCHOS e, nele, nossa cidade, Porto Alegre, foi distinguida com o PROJETO: WIRELESS NA EDUCAÇÃO resultado do esforço e investimento da gestão SMED/PROCEMPA/PREFEITURA/GESTÃO 2005-2009. Parabéns à SMED! Parabéns às nossas Escolas, Professores, Alunos, Funcionários e Comunidades beneficiadas!Parabéns à Cdade de Porto Alegrte que, por extrensão, se beneficiou desse cabeamento!Válido se a população estiver plenamente em seu uso!Desse Direito!
    Marilú Fontoura de Medeiros
    Secretária de Educação do Município de Porto Alegre 2005-2009

    ResponderExcluir
  2. Independente de candidaturas, estou extremamente feliz de poder ver concretizada na mídia e no processo de gestão, ações que foram desenvolvidas durante a administração à frente da SMED, com uma equipe maravilhosa, acompanhada e apoiada sempre pela PROCEMPA, que nos facilitou conquistar este PRÊMIO que saiu este fim de semana publicado em ZH: Porto Alegre recebeu o Premio GESTOR PÚBLICO em sua 8 Edição, promoção do SINDAF, Sindicato dos Auditores Públicos do Rio Grande do Sul, sob a consigna CONHEÇA PRINCIPAIS PROJETOS QUE PROPORCIONAM VIDA MELHOR AOS GAÚCHOS e, nele, nossa cidade, Porto Alegre, foi distinguida com o PROJETO: WIRELESS NA EDUCAÇÃO resultado do esforço e investimento da gestão SMED/PROCEMPA/PREFEITURA/GESTÃO 2005-2009. Parabéns à SMED! Parabéns às nossas Escolas, Professores, Alunos, Funcionários e Comunidades beneficiadas!Parabéns à Cdade de Porto Alegrte que, por extrensão, se beneficiou desse cabeamento!Válido se a população estiver plenamente em seu uso!Desse Direito!
    Marilú Fontoura de Medeiros
    Secretária de Educação do Município de Porto Alegre 2005-2009

    ResponderExcluir