sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Solidariedade é um gesto espontâneo e permanente



Nara Sortica
Integrante do PTB MULHER Metropolitano

Presidente da Associação dos Moradores do Parque Madepinho e Adjacências


“Dai de comer a quem tem fome e dai de beber a quem tem sede ”. Esta citação cristã com mais de dois mil anos pode representar um dos significados para solidariedade. Mas ser solidário é mais do que saciar a fome ou a sede de um semelhante. Ser solidário é estar por perto para estender a mão, oferecer ajuda, indicar um caminho, buscar soluções. A solidariedade, uma marca do PTB, atualmente é um vasto campo que merece atenção.
Apesar da evolução da ciência, da tecnologia e das relações humanas, curiosamente, ao invés de as pessoas terem mais qualidade de vida e facilidade de resolver seus problemas, ocorre justamente o contrário: cada vez mais aumenta a fila dos carentes de tudo, daqueles que precisam desesperadamente de um tipo de apoio. Quando deparamos com estas situações devemos agir de forma rápida para amenizar sofrimentos. Muitas vezes não se pode perder tempo.

A solidariedade é um gesto humano, que precisa ser espontâneo, nascer ou ser despertado pelo amor que temos no coração e podemos distribuir todos os dias sem que nos faça falta. É como se quanto mais dermos, mais vamos ter para dar. Por isso é possível – e necessário – ser solidário sempre. Não adianta participar de um evento, de uma programação uma vez apenas. Ou doar alguns reais para instituição como se fosse uma espécie de indulgência. Ah! Eu colaborei, então estou em paz com meu coração e vou ser retribuído.

Não, absolutamente, solidariedade não pressupõem reciprocidade, contrapartida de qualquer natureza. Seja material ou emocional. Solidariedade é fazer o bem, ajudar quem precisa sem esperar nada. A recompensa estará no sorriso de uma criança, no aperto sincero de mão de uma pessoa atendida. Talvez essa pessoa reze por seu benfeitor, transmita-lhe uma generosa dose de energia positiva. Mas não espere ganhar nada por ser solidário, pois você estará ganhando a sua própria satisfação.

Lembre-se, portanto, que solidariedade nasce do coração, mas é sua mente que orienta as ações e avisa que o gesto dever ser permanente. Afinal, os carentes se multiplicam e, eles sim, esperam que você seja o amigo do qual tanto precisam. Por isso, ser solidário, é, acima de tudo, ser amigo. E amizade não tem hora, não tem cor, não tem preço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário