domingo, 9 de julho de 2017

PTB Mulher de Porto Alegre realiza 

2ª edição do Mulheres em Pauta


No dia 28 de junho, o PTB Mulher de Porto Alegre promoveu a 2ª edição do “Mulheres em Pauta”. A proposta desta atividade é convidar mulheres, preferencialmente do PTB, que ocupam ou que já ocuparam cargos eletivos, ou seja, foram eleitas para o cargo de vereadoras, prefeitas ou vice-prefeitas, deputadas estaduais e federais, para relatarem a sua experiência nas eleições. Conforme a Presidente do movimento feminino de Porto Alegre, Tanise Pazzim “o objetivo desta atividade é trazer mulheres que tenham tido sucesso nas eleições, e conhecermos os bastidores de uma campanha feminina vitoriosa, buscando sempre a capacitação e inserção de mais mulheres na política”.

A primeira edição do “Mulheres em Pauta” foi realizada em 2015, com a Presidente do PTB Mulher Estadual Marcia Tedesco, hoje prefeita da cidade de Balneário Pinhal. Para esta segunda edição foram convidas duas companheiras da cidade de Alvorada: a Vereadora Claudia Girelli, eleita no último pleito, com 1.035 votos, sendo a segunda mais votada da sigla; e a sempre Vereadora Nadir Machado, que concorreu pela primeira vez para Vereadora em 2008, obtendo 1.825 votos, após, em 2010, foi candidata a deputada Estadual, e com 14.937 votos, foi a mulher mais votada da sigla, ficando na suplência. Na terceira vez em que disputou uma eleição, em 2012, foi candidata a Vereadora e obteve 2.181, sendo novamente eleita. E na última eleição, em 2016, foi candidata a Prefeita na cidade de Alvorada, onde obteve 13.578 votos.

Na bate-papo realizado com as companheiras de Alvorada, elas comentaram suas experiências como candidatas. Falaram dos desafios da mulher para enfrentar uma disputa eleitoral, da resistência do eleitorado em aceitar mulheres no poder e, ainda mencionaram a importância do empoderamento da mulher no cenário político.

As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, quase metade dos filiados a algum partido político e, mesmo com a lei de cotas de gênero que obriga o registro de pelo menos 30% de candidaturas de um sexo e 70% de outro sexo, na prática, acaba sendo sempre 30% das candidaturas femininas. Como resultado, temos um pouco mais de 10% dos cargos eletivos.

Conforme a Presidente do PTB Mulher de Porto Alegre “a ideia desta atividade é que através de uma conversa informal, onde cada convidada respondia perguntas feitas pela coordenação da mesa e das convidadas presentes, fosse possível socializar as informações e reflexões referentes à temática mulher e poder”.


Participaram do evento, além das companheiras de Porto Alegre e Alvorada, a Iara Lopes, representando a Presidente do PTB Mulher Estadual e a Mari Berloto, Presidente do PTB de Alvorada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário